Parsons
Professor: Jeferson Boechat Soares
Disciplina: CIS 210 - Sociologia Contemporânea
Ana Elídia Mól Mendes 82108 O modelo AGIL/LIGA
Talcott Parsons é um sociólogo norte americano, responsável pela criação do modelo AGIL/LIGA. Ao elaborar seu projeto ele previa desvendar questões acerca da chamada Ordem Social; criando o modelo seria possível formular teorias que ajudariam a entender o que há de errado no mundo real. Em seu modelo não existe conflitos, os indivíduos vivem em plena ordem, desse modo, possibilita o autor a realizar a função analítica: um parâmetro entre o modelo e a vida real.
Parsons insere o conceito de função em sua análise, atribuindo a cada autor papeis, que devem ser desempenhados para o bom funcionamento do todo, ou seja, para a conquista da ordem social na sociedade. Tendo noção que a ordem social é produto de ações individuais, o autor acredita que a ordem social vem do indivíduo, formando a estrutura social, que denomina-se em um sistema composto por crenças e valores.
O modelo AGIL/LIGA é escolhido como definitivo: é um sistema social que transmitem valores (L), permitindo os indivíduos a se interagirem/socializar (I), proporcionando a busca por finalidades (G), desse modo, contribuindo para a adaptação física, produzindo recursos para a sobrevivência do indivíduo (A).
As quatro funções garantem a sobrevivência do sistema social. É visto que possuem uma hierarquia, mas apesar de ter funções diversas, elas precisam se relacionar, são interdependentes. Sem valores e ordem a sociedade não existe (L), mas sem a integração (I), metas (G) e adaptação (A) não existe ordem, logo, não existe sociedade. O sucesso do modelo só é possível se as quatro funções funcionam simultaneamente.
A Função Latente (L) é a base do modelo, por meio da ordem, da cultura e dos valores morais que é possível a formação da sociedade, da interação dos indivíduos. O Sistema Cultural é um meio de manutenção dos valores morais. Os valores são