parques aconcagua
O parque foi criado em 1983, com 71 mil hectares, e está localizado a 180 km da cidade de Mendoza, no departamento de Las Heras. Desde 1990 tem regulamentação e estrutura de controle e assistência aos visitantes que praticam atividades de passeio, trekking ou escalada. Sua entrada (a 2.700 metros de altitude) fica a 3 km do vilarejo de Puente del Inca. O parque tem como objetivo preservar a fauna, flora e sítios arqueológicos presentes na região do Aconcágua. A conservação de seus recursos naturais é muito relevante para o ecossistema dessa região andina, e garante o abastecimento de água para consumo e irrigação das cidades próximas da cordilheira, que dependem de seu degelo. Além do parque Aconcágua, outros dois parques de alta montanha podem ser visitados na região: o do Vulcão Tupungato e o da Laguna del Diamante. No Cordón del Plata, a 70 quilômetros da cidade de Mendoza, é possível subir vários cumes superiores a 5.000 metros de altitude, em saídas de três a cinco, ideal para o treinamento e a aclimatação de quem quer subir o Aconcágua.
A época mais recomendada para visitação do Parque Provincial Aconcágua é entre novembro e março, sendo de meados de dezembro a janeiro considerado o período de alta temporada dentro do parque, o que encarece, inclusive, os valores das taxas de entrada (chegam a US$ 754 por pessoa para quem permanecer até 20 dias para subir o Aconcágua).
Uma curiosidade a parte: a região de Mendoza é conhecida no mundo pela qualidade dos vinhos que produz, especialmente o Malbec de Luján de Cuyo, considerado um dos melhores do mundo. É uma região muito moderna, que conta