Trabalho De Geografia
Campo Grande, 15 de abril de 2015.
Alunos: Guilherme Evangelista, Edgard De Sant’Anna e Jean Carlos.
Trabalho
De
Geografia
Cordilheira dos Andes Cordilheira dos Andes e uma grande cadeia de montanhas, que se situa nos países da costa ocidental da América do sul, ou seja, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile, Peru e Venezuela e possui oito mil quilômetros de extensão, no sentido de comprimento e a maior cadeia de montanhas do mundo, em seus trechos mais largos tem 160 km do extremo leste a oeste, em media tem 4000m de altitude seu ponto culminante e o monte Ancágua com 6962 m.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela ate a patagônia, atravessando todo o continente sul-americano caracterizando as paisagens de vários países como Chile, Argentina, Equador e Colômbia que são conhecidos como países andinos, a Cordilheira dos Andes foi formada após um choque das placas tectônicas a milhões de anos, a placa de nazca moveu-se ate a placa sul-americana dando origem a cordilheira.
Em pontos como na Venezuela e Colômbia chegam a alcançar o mar do caribe, define fronteiras como as da Argentina de Chile, Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.
Vários acidentes aéreos como o acidente do Andes ou milagre dos Andes, seus sobreviventes tiveram que ficar 72 dias na neve, comendo a carne dos passageiros que haviam morrido, restando no fim 16 sobreviventes.
Durante anos os pesquisadores acreditaram que o surgimento da cordilheira dos Andes teria ocorrido de forma lenta e gradual. Entretanto, pesquisas recentes realizadas por geólogos norte-americanos reformularam esta teoria, indicando que a cadeia montanhosa que forma a Cordilheira dos Andes surgiu abruptamente.
A grande beleza cênica