PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira área do país a oficialmente se constituir em Unidade de Conservação no dia 14 de junho de 1937. O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda.
Localização
Localizada no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, ao Sul do Rio de Janeiro (divisa com Minas Gerais) está a 156 km da capital fluminense.
Superfície
Área de Extensão: 30.000 hectares.
Bioma
O Parque é dividido em duas regiões distintas: a parte baixa, coberta por Mata Atlântica; e a parte alta, dominada por formações rochosas, com penhascos e encostas que formam o topo do planalto da Serra da Mantiqueira.
Clima
Durante o inverno brasileiro, nos meses de julho e agosto, a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o tempo seco e muito frio. Em consequência, num país com praticamente 93% de área localizada na zona tropical, podem ocorrer fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque, e também o das precipitações de neve nos dias mais rigorosos do local.
Hidrografia
Nascem, no parque, vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. A rede hidrográfica é formada por rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego. Seus principais rios são: Campo Belo, Maromba, Flores, Marimbondo, Preto e Aiuruoca. No planalto (Parte alta) existem vários lagos, como por exemplo a lagoa Bonita ou a lagoa Dourada, entre outros menores, que podem ter a superfície congelada durante invernos rigorosos.
Fauna e Flora
Na encosta voltada para o Vale do Paraíba, predomina a Mata Atlântica, com fauna e flora ricas e exuberantes. Destaque para os jequitibás, as quaresmeiras, os cedros e as samambaias, que são abundantes, principalmente nas proximidades de riachos e cachoeiras. Nos Campos de Altitude a flora é formada principalmente por gramíneas – como os bambuzinhos, bromélias,