Parques ecológicos Brasília
Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho
Os Parques Ecológicos são uma das categorias de unidade de conservação no Brasil. O principal objetivo dessa preservação é proteger os recursos naturais e culturais de uma área, preservando fauna, flora, sítios arqueológicos, além de proporcionar oportunidades para visitação pública, lazer, pesquisa e educação ambiental e ecoturismo. No caso dos Parques Nacionais a administração é realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão aliado ao Ministério do Meio Ambiente. Esses ambientes são destinados à preservação, mas seu intuito também é servir como possibilidade de lazer e turismo.
Nada se leva de um Parque. Animais, plantas, rochas, frutos, sementes e conchas encontrados no local fazem parte do ambiente.
Caçar, pescar e molestar animais silvestres é crime previsto por lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural.
Entrar no Parque com animais domésticos pode causar problemas com a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural.
Nada se deixa em um Parque. Todo o lixo deve ser coletado e disposto nos locais apropriados.
As áreas de visitação pública são restritas e, normalmente, possuem horários definidos.
Alguns parques no Brasil:
Parque Natural Municipal de Grumari (RJ)
Situa-se no Bairro de Grumari, no Rio de Janeiro. Ao Norte, acima da cota de 100 metros, se superpõe à área do Parque Estadual da Pedra Branca. Abrange a última porção do Maciço, em direção a Sudoeste, formando um anfiteatro natural voltado para o mar. Abrange as ilhas das Palmas e das Peças.
Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
O Parque Nacional de Itatiaia foi a primeira área do país a oficialmente se constituir em Unidade de Conservação no dia 14