parque linear
REVITALIZAÇÃO DE ANTIGA ÁREA INDUSTRIAL MINERÁRIA
Belo Horizonte
Instituto Metodista Izabela Hendrix
2014
JULIANA PAULA DA SILVA
REVITALIZAÇÃO DE ANTIGA ÁREA INDUSTRIAL MINERÁRIA
Trabalho apresentado à Disciplina Atelier Integrado de Preparação para o TFG, ministrada no Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Metodista Izabela Hendrix.
Orientador: Cecília Franco
Belo Horizonte
Instituto Metodista Izabela Hendrix
2014
“(...) o caso de certo formoso queijo com buracos no qual, ainda que os buracos não alimentem, eles são indispensáveis para a total definição das suas características. (...) o espaço que se deixa é tão importante como o espaço que se preenche.” Fernando Távora, Da Organização do Espaço
CAPÍTULO 1:
1. TEMA / OBJETO
PROBLEMÁTICA
A partir de dados históricos, percebe-se que a partir dos anos 40 e 50, as cidades desencadearam um grande crescimento de verticalização e ocupação periférica. As cidades foram crescendo e se descentralizando, e as áreas centrais que antes eram predominantemente tomada por residências, passaram por mudanças de uso, por evasão da população e atualmente reúne grande parte das edificações sem uso do Brasil. No século XX, assistiu-se uma fragmentação nas funções da cidade, o centro perdeu habitação e passou a ser constituído por escritórios, enquanto as indústrias se deslocaram para pólos periféricos, próximos a área de fácil acessibilidade.
Com o processo de crescimento das cidades, a ocupação periférica e de incentivo a políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural, contribuiram para a evacuação do centro histórico das cidades e de mudança de usos. Todos esses processos contribuíram significativamente para o abandono e degradação dos centros históricos e para o surgimento de áreas subutilizadas e vazios urbanos.
Essas areas subutilizadas acarretam grandes problemas