dadasd
Faculdade Anhaguera de Cuiaba
Engenharia de Controle e Automaçao
Heder Ricardo Jacinto Souza 7093589735 2º Semestre
Alula-tema 02: Teoria Geral do Estado
Professor Bruno Henrique da Rocha
Cuiaba
29/03
1.Se tivesse que escolher entre presidencialismo e parlamentalismo nos dia atuais o que os debates previos deveriam levar em consideraçao ? esponhas seus argumentos que justifiquem a escolha
Presidencialismo é o sistema de governo no qual os poderes, funções e deveres de chefe de governo e de chefe de estado se reúnem numa só pessoa e no qual o executivo, legislativo e judiciário são poderes independentes entre si que funcionam em harmonia. Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. O sistema presidencialista de governo foi criado nos Estados Unidos pela constituição de 1787. Para limitar o poder do governo e garantir a liberdade dos cidadãos, os constituintes rejeitaram o modelo parlamentar britânico e estabeleceram a separação total do legislativo, executivo e judiciário, com um sistema de pesos e contrapesos no qual cada poder fiscaliza e contrabalança os demais, sem predomínio de nenhum deles.
No parlamentarismo no meu ponto de vista (teoricamente) seria o melhor para a nação... No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo e sim pelos próprios parlamentares, ou seja, seria eleito por pessoas conscientes e que não seria comprado por projetos sociais que no Brasil tem o único objetivo de fazer política! Mas, nem sempre isso é o que acontece!
O “escolhido”, pode não ser o melhor para o povo, mas sim o melhor para aqueles que o escolheram. Pode haver unificação dos poderes (na mão de um só) no qual irá governar sem fixação de tempo de mandato e ainda poderá eleger seu sucessor, com apreciação do parlamento.
Ou seja, o povo