parque guinle
Área verde e tranquila próxima ao Largo do Machado
O Parque Guinle era originalmente uma chácara adquirida pelo Dr. Eduardo Guinle para construir sua residência. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro. O Parque localizado no fim da Rua Gago Coutinho, tem entrada por um belo portão que dá acesso a uma área de 24.750 m2 onde se vê um pequeno lago, alamedas, gramados, árvores e plantas tropicais.
A direita de quem entra pode-se ver um conjunto de prédios de apartamentos, que foram projetados por Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico de Brasília.
Por ser área da residência do Governador, o local é muito bem policiado. Vale a pena conhecer este lindo parque.
Endereço: Rua Gago Coutinho, 66 e Rua Paulo César de Andrade, 70 e 106 - Laranjeiras
Acontece no Parque Guinle o PROJETO LONGEVIDADE
Um projeto da Prefeitura só para a 3ª Idade
De segunda a sexta-feira das 7h às 8h ou de 8h às 9h
Ginástica e Alongamento
Inscrições no local: basta levar atestado médico
História
Originalmente concebido na década de 1920 para residência de Eduardo Guinle(1846-1914) pelo paisagista francês Gérard Cochet que concebeu-o como palacete cercado de jardins. Hoje, a antiga mansão dos Guinle é a residência oficial do governador do Estado, o Palácio Laranjeiras, tornando a região bastante bem policiada e fazendo com que os freqüentadores tenham absoluta tranquilidade ao desfrutar da belíssima área verde cercada de vegetação nativa da mata atlântica. O parque é tombado pelo seu interesse paisagístico, histórico e cultural, O Palácio Laranjeiras teve, entre seus mais ilustres hóspedes, os ex-presidente francês, Charles de Gaulle, e dos EUA, Harry Truman a cidade parou para ver seu desfile pela Av. Rio Branco em setembro de 1947 bem como o Papa João Paulo II. Em 2001, o palácio foi restaurado com recuperação de pinturas, pisos e móveis. Ao final dessa