Parque estadual do sumidouro
Circuito Lapinha
A Caminhada que compõe o circuito é uma trilha interpretativa, com placas informativas sobre o local e complementa a visita à gruta. O turista sai da porta da Gruta da Lapinha, percorre a lateral do maciço calcário, percorrendo por regiões onde se efetua a prática da escalada e atravessa o maciço através de uma caverna sem iluminação, a chamada Gruta da Macumba.
Tempo do percurso: de 40 a 60 minutos
Grau de dificuldade: médio-fácil com descida de escadas e subida leve de morro. Trilha Travessia
A trilha da Travessia tem como ponto de partida a Gruta da Lapinha. Durante o percurso o visitante terá uma vista panorâmica da região e vários pontos que serão conhecidos, como a parada no Cruzeiro Histórico, no Vinhático e no Mirante do Sumidouro. No paredão da Lapa do Sumidouro pinturas rupestres mostram um pouco da história dos homens que viveram na região. A trilha ainda leva o turista à Lagoa do Sumidouro.
Tempo de percurso: 2 horas e 30 minutos
Grau de dificuldade: médio, com longo percurso em área de Cerrado com descampados. Trilhas por morros. Trilha do Sumidouro
A caminhada da Trilha do Sumidouro também é interpretativa. Ela começa na Casa Fernão Dias, passa por estradinha de cascalho até o marco histórico “Cruz do Pai Mané”. O grupo de turista é levado ao mirante, onde é possível visualizar toda a região de entorno. Em seguida é feita uma visita ao paredão com pinturas rupestres de milhares de anos. O retorno é feito pela orla da Lagoa do Sumidouro até a Casa Fernão Dias.
Tempo de percurso: 1 hora e meia
Grau de dificuldade: médio
Escalada
Realizado nos maciços da Lapinha, o atrativo oferece três opções de escalada que variam de 550 a 750 metros de distância do Receptivo Turístico. Para praticar o esporte é necessário que, o visitante, saiba escalar, tenha prática e seu próprio equipamento.
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 - Lagoa Santa
Complemento: