aula 2: atividade física, saúde e qualidade de vida
Aptidão física (fitness)
Na Educação Física, costuma-se associar aptidão física a “fitness”. Conforme Jacó (2005), a perspectiva do “fitness” foi preconizada principalmente nos anos 70 e 80, objetivando-se inicialmente a melhoria da aptidão cardiorrespiratória. Porém, ser/estar apto fisicamente abrange mais do que a capacidade dos sistemas respiratório e cardiovascular em trabalharem eficientemente durante um exercício de média a longa duração.1.OLIVEIRA, Ricardo J. Saúde e atividade física. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
Entre diversos conceitos, a aptidão física foi definida pela Organização Mundial da Saúde como:
“A capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória.”
Ou seja, um indivíduo apto fisicamente conseguiria realizar esforços físicos com bom desempenho, sem fadiga excessiva.
Outra definição foi dada por Bouchard e colaboradores, em 1990 e citada por Guiselini (2004): “Aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano, das ocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, mas também evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver”.
O bem-estar (também denominado de wellness) envolve também outras dimensões:
Social: Refere-se ao estabelecimento de relacionamentos sociais enriquecedores e saudáveis com familiares e amigos.
Emocional: Relaciona-se a fatores como autoestima, autoconfiança, inteligência emocional, capacidade para lidar com o estresse e aceitação dos seus limites.
Intelectual: Está direcionada à capacidade de solucionar problemas e usar informações para o seu desenvolvimento.
Espiritual: Relaciona-se ao encontro de significados na vida, desenvolvimento da fé em si mesmo, em alguma religião ou doutrina.
Ou seja, enxerga-se o indivíduo