Parque dos penhascos dois irmãos
Graduação em Turismo
Turismo e Meio Ambiente
Aluna: Cíntia Letícia Fernandes da Silva
Relatório Analítico sobre visita ao Parque dos Penhascos Dois Irmãos no Leblon.
Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2010.
Relatório sobre visita ao Parque dos Penhascos Dois Irmãos no Leblon.
Este relatório tem por finalidade fazer uma análise do Parque dos Penhascos Dois Irmãos, situado no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Após visita técnica realizada no dia 24 de setembro de 2010 pela turma de alunos da matéria Meio Ambiente e com o acompanhamento do professor Frederico Cascardo foi feita uma análise baseada no que foi visto no local e em um estudo de casos sobre o parque. Pudemos observar alguns pontos negativos e outros positivos em relação a sua estrutura e manejo.
Alguns desses pontos eu pude observar ainda antes de chegar ao parque. Como cheguei atrasada e não conhecia o caminho, tive que encontrar o parque e subir até localizar o grupo, sozinha. Isso me fez ficar mais atenta a fatos como a falta de segurança em todo o percurso de subida e o não conhecimento de alguns moradores com relação ao parque. Perguntei a algumas pessoas como chegar até lá e algumas não souberam me informar. Resolvi seguir pelo caminho que um vendedor me indicou, porém até chegar no portão de entrada não sabia se estava no caminho certo, já que não encontrei nenhuma placa informativa, além de não tem visto nenhum segurança em um caminho totalmente deserto envolvido pela floresta.
Já dentro do parque as coisas ficaram diferentes, pude observar alguns seguranças, um numero que não seria suficiente caso o parque recebesse muitos visitantes, mas como essa não e a realidade a quantidade era suficiente. Observei também, muitos profissionais da limpeza. Não existia mais nenhum outro tipo de serviço sendo oferecido. Não há no parque nenhuma administração, não existe um centro para o visitante com informativos, lojas de