Parnasianismo e simbolismo
Parnasianismo e simbolismo
Escola de Educação Básica Pedro II.
Parnasianismo
O parnasianismo é um movimento literário de origem francesa, que representou na poesia o espírito positivista e científico da época, surgindo no século XIX em oposição ao romantismo. Seu marco inicial é a publicação de Fanfarras, de Teófilo Braga (1843 – 1924), em 1882.
Tendo como características:
* Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Está posição combate o exagerado subjetivismo romântico.
* Arte pela arte: Faz referência a versos prosaicos, mostrando interesse por coisas relacionadas a todos.
* Estética: Os poemas não assumindo nenhum tipo de compromisso a estética é muito valorizada. O poeta busca a perfeição formal a todo custo. Por vezes, se mostrando incapaz para tal. Aspectos importantes para chegar a estética perfeita são:
Rimas ricas: Palavras de mesma classe gramatical são evitadas.
Valorização dos sonetos: Os sonetos são preferenciais. Tal composição dividida em duas estrofes de quatro versos, e duas estrofes de três versos.
Metrificação rigorosa: Os versos devem ter de preferência 10 sílabas, ou 12 sílabas (versos alexandrinos) poéticas.
Temática Greco-Romana: A temática abordada pelos parnasianos recupera temas da Antiguidade Clássica, características de sua história e sua mitologia.
A objetividade temática surge como a negação