Parnasianismo e Simbolismo
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
CEEP - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇOS E PROCESSOS INDUSTRIAIS IRMÃ DULCE
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO E TEATRO NO BRASIL
NATALY GOMES E JEAN OLIVEIRA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Língua Portuguesa, do curso de meio ambiente, turno vespertino, do Colégio CEEP Irmã Dulce ministrado pela professora Daiane dos Santos.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura europeia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
Enquanto o parnasianismo foi um movimento literário iniciado em meados do século XIX o simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e também literatura, na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.
PARNASIANISMO
Características
Cultivado na França e no Brasil,
Apresenta:
Uma postura anti-romântica, ou seja, uma espécie de reação contra os excessos emotivos do Romantismo,uma forma de negação ao individualismo ultra-romântico, considerado pouco objetivo e ridiculamente sentimental,
Assuntos universais inspirados na Antigüidade Clássica e no Renascimento (fonte de inspiração) e também é uma espécie de oposição ao Romantismo, que era voltado ao medievalismo.
Valorização da objetividade temática, da impassibilidade e a impessoalidade, passam a encarar a poesia como um exercício da arte pela arte, ou seja, o culto à forma na busca de atingir a perfeição.
Poesia com vocabulário refinado, geralmente na ordem indireta, que retrata episódios históricos, fenômenos da natureza e que descreve de forma pormenorizada objetos decorativos como