Parmênides
Campo Grande
2012
FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS: PARMÊNIDES
Campo Grande
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo complementar o assunto “pré-socráticos”, da disciplina de Filosofia, especificamente sobre o filósofo Parmênides e sua vida, obra etc., apresentando pesquisas e complementos que servirão de apoio para fins de enriquecimento do assunto tratado.
DESENVOLVIMENTO
Parmênides de Eléia
Vida
Nascido por volta do ano de 515 a.C., na cidade de Eléia, ao sul da Magna Grécia, Parmênides é considerado como o pensador do imobilismo universal. É atribuída a ele a criação da escola de Eléia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia, no sul da Itália. O eleatismo, segundo a maioria dos historiadores, é que teria inaugurado explicitamente tanto a problemática lógica quanto a ontológica: as especulações sobre o conhecer e sobre o ser.
Não há segurança quanto às datas exatas de nascimento e morte de Parmênides. Sabe-se que viveu no final do século VI e começo do século V a.C. e que foi legislador em sua cidade natal, Eléia.
Filosofia
Em sua doutrina, destacam-se o monismo e o imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe, o ser, é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.
O filósofo apontava para unicidade do ser, acreditando assim que toda forma de movimento era ilusória.
A máxima da filosofia de Parmênides é: O ser é e não pode não ser; o não-ser não é e não pode ser de modo algum.
Então, a verdade é o caminho do pensamento, uma vez que o ser (o que existe) é tudo o que pode ser pensado.
Dessa forma, o que não é (o não ser, o que não existe), não pode ser pensado nem, portanto, dito, sendo assim um caminho ilusório.
Além de tudo isso, Parmênides criticava severamente o antropomorfismo religioso (que seria a atribuição de feições humanas a divindades). Verifica-se tal constatação no seguinte fragmento:
“Se mãos tivessem os bois, os cavalos e os