parede dupla
As paredes duplas são produzidas por meio de softwares em um processo automatizado. Após a definição de como será cada parede ou teto do edifício, o software é programado para imprimir em uma forma especial o projeto. Cada peça pode ter até 13,30m x 3,20m. As paredes são desenhadas em sistema a laser, que permite a projeção de peças totalmente personalizadas e a espessura pode chegar a até 37cm.
A tecnologia permite que cada peça seja produzida prevendo instalações elétricas, portas, janelas, sistema de ventilação e de iluminação. A instalação é simples, dispensando a presença de técnicos especializados, segundo Casagrande, e não produz entulhos. Durante a produção, o concreto recebe tratamento especial, que diminui a porosidade das paredes, deixando-as completamente lisas. Assim, elas dispensam acabamentos, como massa fina, e podem ser pintadas imediatamente após instaladas.
Além disso, as paredes duplas de concreto dependem de menos operários no canteiro. Estima-se que, comparado com o sistema tijolo a tijolo, a tecnologia economiza até 50% de mão de obra. Consequentemente, também há redução de custos, proporcionada pelo menor tempo de execução. O serviço chega a ser 30% mais rápido que as técnicas convencionais.
FÔRMAS–Sistemas usam fôrmas de aço, alumínio ou plástico;
SENAI
Técnico em edificações
Concreto (Parede Dupla)
Antonio Miguel de bona 1ª fase N/1
Cristiano noss
Maira Antunes
Construção civil
Palhoça SC
19/03/2014
Introdução
Nesse trabalho falaremos sobre uma tecnologia que tem mas de 20 anos de existência e chego a algum tempo no brasil. Para facilitar a construção de casa populares, que e muito utilizado na Europa