Membrana celular
A célula está rodeada pela membrana plasmática, composta por lipídios, proteínas e carboidratos. Sua camada básica é semelhante à das outras membranas da célula as quais envolvem as organelas do sistema de endomembranas.
Os lipídios fundamentais das membranas biológicas são fosfolipídios de tipos distintos e colesterol. As membranas celulares são formadas por duplas camadas lipídicas similares, são mostradas quatro duplas camadas lipídicas, estas duplas camadas contêm fosfolipídios e colesterol, mas os primeiros podem ser as moléculas lipídicas mais abundantes.
Os lipídios são moléculas que apresentam uma região denominada cabeça e a outra região denominada cauda, a cabeça do lipídio é polar e a cauda apolar.
As membranas celulares contêm importantes quantidades de proteínas. Em média a proporção de proteínas e lipídios é equivalente, embora varie nos tipos de membranas. As proteínas das membranas celulares exibem uma assimetria maior que os lipídios e são classificadas em periféricas e integrais.
Proteínas periféricas interagem de forma fraca com a bicamada de lipídios, podendo ser facilmente extraídas das membranas; as proteínas integrais interagem de forma bastante forte com a membrana, sendo de difícil extração e podem atravessar a bicamada mais de uma vez, chegando a formar canais de passagem através dela.
A capacidade de migrar pela dupla camada indicaria que as inter-relações químicas entre proteínas e lipídios são efêmeras.
As membranas celulares contêm 2 e 10% de carboidratos. Estes se encontram ligados covalentemente a lipídios e a proteínas da membrana, ou seja, sob forma de glicolipídios e glicoproteínas.
Os glicolipídios são formados pela união de uma galactose ou de uma glicose com a ceramida, as glicoproteínas da membrana contêm oligossacarídeos ou polissacarídeos.
Existem dois tipos de transporte de solutos através da célula, transporte através da membrana nos quais os solutos atravessam a membrana através da