Parecer cne nº 1/99
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO - NORMAL
PARECER CNE Nº 1/99 – CEB- Aprovado em 29.1.99 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores na Modalidade Normal em Nível Médio.
RIBEIRÃO PRETO
1º SEMESTRE / 2013
Até o momento existe uma busca por um padrão de qualidade para a educação básica no país e com essa perspectiva este parecer propõe diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores na modalidade Normal, em nível médio e por isso esse parecer foi tão provocador ao debater e formação do educador.
O país enfrenta grandes problemas no mundo atual onde as tecnologias de ponta alcaçam altos níveis e o Brasil ainda não conseguiu cumprir a meta de universalização do ensino fundamental de qualidade com isso reduzindo a inserção de muitas pessoas no espaço integrado e mundial do conhecimento e das informações. Porém, existem anseios por melhoria da qualidade de vida e exercício da cidadania e o reconhecimento do papel do professor é primordial para as mudanças educacionais que se pretende e com essa perspectiva a lei nº9. 394/96 convoca os educadores a assumirem um compromisso ético com seus alunos e suas histórias de vida, redescobrindo o valor de escola e a participação do professor na sociedade, dando uma dimensão coletiva do trabalho pedagógico adquirindo um novo significado social e cultural.
No artigo 1° Titulo I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, há um propósito social e referente a sua prática que é a valorização do “saber, decidir e atuar”, ou seja, o professor tem que ter a competência de remeter o conhecimento á prática e ao conjunto das situações que enfrente o professor diariamente. No titulo II destaca-se que a educação escolar inclua a diversidade e elimine a discriminação em todos os níveis de ensino apontando por ambientes de aprendizagens colaborativos e interativos levando em conta que em uma cultura