Parasitoses
Parasita
Patogenia
Transmissão
Profilaxia Aids
(Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
HIV
(vírus)
O vírus invade e destrói os linfócitos, causando deficiências no sistema imunológico. O organismo do afetado fica vulnerável a infecções oportunistas, como a pneumonia, tuberculose e outras. Desenvolvimento do sarcoma de Kaposi, uma neoplasia.
Relações sexuais; agulhas, seringas e material cirúrgico contaminados com sangue e secreções; transfusões de sangue; de mãe para filho, através da placenta.
Uso de camisinha nas relações sexuais; emprego de seringas descartáveis; completa esterilização do material cirúrgico; controle adequado nas transfusões de sangue. Amebíase
Entamoeba histolytica
(protozoário amebiano)
Na amebíase intestinal, ocorre a disenteria amebiana com ou sem sangue. Na extra-intestinal, a ameba invade outros órgãos, principalmente o fígado, os pulmões e a pele, determinando processos inflamatórios e necróticos.
Feita pela ingestão de alimento contaminado com cistos da ameba.
Saneamento básico, com a cloração da água; educação sanitária. Ancilostomíase,
Amarelão, Opilação ou mal-da-terra
Ancylostoma duodenale e Necator americanus
(vermes nematelmintes)
Produz no homem anemia intensa, variando a gravidade conforme o grau de infestação, palpitações cardíacas, vertigens e distúrbios gástricos.
Penetração ativa das larvas através da pele humana.
Saneamento básico e educação sanitária; uso de calçados, dado que as larvas penetram principalmente através dos pés. Ascaridíase
Ascaris lumbricoides
(verme nematelminte)
A migração das larvas através do pulmão determina processos inflamatórios com sintomas de irritação brônquica. Já os vermes adultos, localizados no intestino, produzem cólicas abdominais, náuseas e irritação do sistema nervoso.
Ingestão de água ou alimento contaminados com os ovos do parasita.
Saneamento básico e educação sanitária, impedindo a contaminação com os ovos provenientes das fezes do indivíduo infectado. Botulismo