Parasitose
(Criança brincando com água contaminada).
São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento. Na primeira imagem é visto uma criança próxima de um lago poluído e em suas mãos uma garrafa pet com água suja e ao mesmo tempo levando um objeto que está conectado a garrafa na boca, as crianças menores que moram em áreas sem saneamento tem o habito de brincar com poças de aguas sujas, e colocar objetos na boca. A maioria dessas doenças é de fácil prevenção, mas causam muitas mortes, como o caso da diarreia entre crianças menores de 5 anos. As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada . São inúmeros os contaminantes: microrganismos como bactérias, vírus e parasitas, toxinas naturais, produtos químicos, agrotóxicos, metais pesados, etc.
Essas doenças são transmitidas para o corpo humano de várias maneiras; -Por ingestão de água contaminada: as principais doenças relacionadas a ingestão de água contaminada são cólera, febre tifoide, hepatite A e doenças diarreicas agudas de várias etologia.
¬ -bactérias: Shigella, Escherichia coli;
- Vírus : Rotavírus, Norovirus e Poliovírus poliomielite- já erradicada no Brasil);
- Parasitas: Ameba, Giárdia, Cryptosporidium, Cyclospora. Muitas dessas doenças podem ser transmitidas de pessoas para pessoas.
(Porcos soltos se alimentando de lixão)
Na segunda imagem fica claro que os porcos ficam soltos na rua e com isso se alimentam do lixo domestico que os moradores colocam na rua e em meio a toda origem de dejetos, e animais mortos provavelmente são abatidos para o consumo humano. E provavelmente a carne não passa por qualquer tipo de inspeção por órgãos competentes da saúde pública. Esses porcos comem resto de alimentos que são jogados no lixo local onde é grande , a proliferação de vetores. Urubus, roedores e baratas . Esses animais defeca nas ruas onde as pessoas transitam, diariamente.
A criação de porcos soltos, pode virar foco de doenças,