Paraquedismo
Alunos: ----------- ------------
--° Ano
Professor: -------
Quem pratica o paraquedismo é chamado de paraquedista. Eles saltam de aeronaves, ou lugares fixos, fazendo uso de um paraquedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.
No Brasil o paraquedismo tem inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador deste desporto no Brasil.
Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ acontece o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles Astor.
De 1941 a 1943 funcionaram duas escolas de páraquedismo no Rio Grande do Sul, uma no Aeroclube e outra na Varig.
Em 1944, o Capitão ROBERTO DE PESSOA é o primeiro militar brasileiro a realizar um curso de paraquedismo, tendo que fazê-lo no exterior. O Capitão DE PESSOA foi "brevetado" nos EUA e em 1945 o Exército Brasileiro envia aos EUA mais 34 militares, que ao retornarem passam a integrar a recém criada Escola de Paraquedistas do Exercito Brasileiro, atual Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, organização militar integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro, RJ.
Existem várias modalidades de salto em paraquedas aqui algumas delas
* Salto semi-automático * Formações em queda livre (FQL ou TR (trabalho relativo) * Estilo livre (freestyle) * Pouso de precisão * TRV (formações de velames) * Freefly (FF) * Skysurf * Salto Tandem ou Salto Duplo * BASE jumping * Wingsuit * Pilotagem de velames (swooping)