PARAQUEDISMO
“Somente os pára-quedistas sabem por que os pássaros cantam!”
A origem do paraquedismo
Para que entenda o que é o fenômeno do paraquedismo é fundamental conhecer toda a sua história, só assim compreenderá como se tornou tão popular.
Existem vários relatos que o paraquedismo surgiu como uma forma de entretenimento, em meados do século XIV na China. Os chineses utilizavam inúmeros guarda-sóis para saltar de torres enormes de forma a animar as festas imperiais. Mais tarde, no século XV, Leonardo da Vinci desenhou e projetou o primeiro paraquedas em forma de pirâmide. Contudo, factualmente, o primeiro salto de paraquedas foi efetuado por Andrew Jacques Garnerin, em 1797, em França, nomeadamente na cidade de Paris. Assim se deu o início e o desenvolvimento do paraquedismo. Porém, foi apenas no século XX que esta atividade explodiu e desde então não tem parado de crescer.
A evolução do paraquedismo
Até ser conhecido como um dos esportes mais radicais do mundo, o paraquedismo sofreu uma grande evolução. No início do século XX, o paraquedas começou a ser utilizado para proteger os tripulantes de aviões militares durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Anos mais tarde, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o paraquedismo teve a sua maior evolução quando foi utilizado como meio de transporte para o desembarque de tropas e alimentos na retaguarda da linha de defesa do inimigo. Neste período, o paraquedismo estava intimamente ligado a ações militares e a uma estratégia de combate ofensiva. Após a Guerra, como os paraquedas eram utilizados basicamente para o lançamento de tropas e suplementos alimentares, os militares perceberam a possibilidade de fazer saltos esportes e diversão.
Década de 70
Depois de algumas melhorias significativas ao nível dos materiais, o paraquedismo teve o seu apogeu na década de 70 com a entrada em cena de várias empresas norte-americanas que desenvolveram um equipamento mais moderno. Das várias melhorias,