paranapiacaba
Este trabalho tem como intuito abrir uma janela para o conhecimento que adquirimos em sala de aula, neste podemos vivenciar aquilo que só vemos em livros e imagens de perto. Junto a isso podemos criar um novo conceito sobre o patrimônio histórico, apreciar coisas e lugares que muito contribuíram para o que somos hoje. Além da importância de preservar estes bens. No caso, este trabalho tem como principal objetivo falar sobre relações biológicas da vila de Paranapiacaba, a vegetação do local, os biomas, dentre outros...
1.1 Tema
Estudo do Meio – Vila de Paranapiacaba
2.1 Sobre a vila Paranapiacaba , em tupi-guarani, quer dizer: Lugar de onde se vê o mar era esta a visão que tinham os povos indígenas que passavam pela região rumo ao planalto. Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.
3.1 Grupo dos vegetais Veremos agora um pouco sobre os grupos dos vegetais e, algumas imagens que foram tiradas durante o passeio, além de algumas muito interessantes retiradas da internet.
3.1.2 Briófitas Briófitas (do grego bryon: ‘musgo’; e phyton: ‘planta’) são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
Rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
Cauloide - pequena haste de onde partem os filoides;
Filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese. Essas estruturas são chamadas de