Pacto pela vida
As soluções tampão pode ser formadas por um ácido forte e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.
Em estudos ligados à medicina e à biologia é muito importante o conceito de solução tampão, pois os fluidos biológicos (animais ou vegetais) são, em geral, meios aquosos tamponados.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas (ver desnaturação). O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano
Alcalose Respiratória
A alcalose respiratória resulta da respiração alveolar aumentada (hiperventilação) levando a uma concentração plasmática diminuída de dióxido de carbono. Isso leva a concentrações diminuídas de ion hidrogênio e cálcio sanguíneo livremente ionizado.
Causas
As causas de hiperventilação alveolar vistos na alcalose respiratória incluem: ansiedade, histeria e estresse mudança para áreas de grande altitude, onde a pressão atomsférica do oxigênio estimula uma ventilação aumentada pirexia na febre, o que estimula o centro respiratório do tronco cerebral drogas, incluindo doxapram e grandes doses de aspirina, o que também estimula o centro respiratório causas do SNC, incluindo derrame, hemorragia subaracnóide, meningite gravidez uma hipóxia em doenças pulmonares, como na pneumonia sobredose de cafeína e abuso de café
atividade