Pacto pela Vida BCS
Segundo o Site, Salvador Cultura Todo Dia, São Caetano é um dos maiores Bairros de Salvador, localizado entre a Fazenda grande do Retiro e o Lobato, sendo o 4º maior distrito de Salvador com 450.000 habitantes abrangendo uma área que vai do Largo do Tanque até Campinas de Pirajá.
A SECOM, Secretaria de Comunicação Social relata, que o Governo do Estado inaugurou, no bairro de São Caetano, a 13ª Base Comunitária de Segurança (BCS). A unidade, que faz parte do programa Pacto Pela Vida, conta com 60 policiais militares, quatro viaturas e quatro câmeras de vídeo monitoramento, reforçando o trabalho realizado pela 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e pela 4ª Delegacia Territorial.
As Bases Comunitárias de Segurança (BCS) são pontos de gerenciamento da operacionalidade policial com o objetivo de conferir a segurança às comunidades, ficando na prevenção. [1]
De acordo com a Lei n° 12.357 de 26/09/2011 no âmbito do Sistema de Defesa Social – SDS, o Pacto Pela Vida é um programa de Estado, cujo Objetivo principal é reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos Crimes Violentos Letais Internacionais – CVLIs e dos Crimes Violentos contra o patrimônio – CVPs.
Trata-se de uma nova política pública de Segurança, construída de forma pactuada com a sociedade, articulada e integrada com o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os municípios e a União.
De acordo com as reuniões do Pacto pela Vida, os policiais militares e civis das áreas com índices em alta fazem uma análise das causas para a violência e as providências tomadas. As Aisps da capital foram agrupadas em três Risps (Regiões Integradas de Segurança Pública) Atlântico (que inclui Brotas, além de Barra, Pituba, Nordeste, Rio Vermelho, Boca do Rio e Itapuã), Central (Aips de Tancredo Neves, Cajazeiras e Pau da Lima) e BTS (Aips de Periperi, CIA, São Caetano,