Parada um pacto pela vida
Desde que o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (PARADA) entrou em vigor, a cada carnaval, o número de acidentes e mortes no trânsito vem sendo reduzido. Porém, no trânsito, a folia ainda não é motivo só de alegria.
O carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais, segundo a PRF – Polícia Rodoviária Federal. Os principais fatores são de responsabilidade das pessoas no trânsito: álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência.
Para isso lançaram a nova campanha do Parada/Rodovida com a missão de conscientizar foliões e motoristas sobre sua responsabilidade no trânsito.
Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a nova campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.
O objetivo da nova campanha é causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas, principalmente com relação à mistura de bebida e direção. Respeitar as leis de trânsito, limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença nahora de curtir o carnaval com segurança. A expectativa é que os motoristas de todo país se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.
A iniciativa é o resultado da parceria entre Ministério das Cidades, PRF, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e outros órgãos do governo do Distrito Federal integra o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida) lançado em maio de 2011, período no qual foram realizadas campanhas sazonais de utilidade pública