Paralisia cerebral
Neste trabalho temos como objetivo explicar no campo da Neurologia Infantil, a patologia paralisia cerebral. Ao começarmos explicaremos um pouco sobre a Neurologia Infantil, suas principais patologias e, como são feitas as avaliações num consultório neurológico.
Vamos, ao longo deste, descrever o que é a paralisia cerebral, quais são suas causas no pré- natal, no Peri e no pós- parto. Demonstraremos como a descoberta da doença afeta a âmbito familiar e como é a adaptação da família.
Por fim, falaremos quais são alguns dos tratamentos fisioterápicos existentes para a melhora da qualidade de vida da criança diagnosticada com paralisia infantil.
Neurologia Infantil A Neuropediatra é a área da pediatria especializada no estudo das afecções do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e periférico (nervos). Também conhecida por Neurologia Infantil, Neurologia Pediátrica ou Neurologia da Infância e Juventude, realizamos atendimento desde o nascimento até 18 anos. A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança, cabe também ao especialista a coordenação de equipe de profissionais quando se fizer necessária (fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.).
As principais afecções atendidas pelo Neuropediatra são descritas abaixo: * Malformações cerebrais e medulares * Infecções congênitas * Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor * Crises convulsivas (Epilepsia) * Hiperatividade * Déficit de atenção * Cefaleia (dor de cabeça) * Transtornos na aprendizagem * Distúrbios de movimento * Infecções do Sistema nervoso * Paralisia Cerebral * Alterações na