Biologia celular
Trabalho apresentado por
Richard de Menezes Fischer, 2011-01-13858-1, Pólo Nova Iguaçu-RJ
Professor: Cristiano Cosme Nascimento Franco de Sá
RIO DE JANEIRO
03 de Março de 2011
Membrana Plasmática
Definição: É a estrutura que envolve as células, e é responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Composição: Açúcares, Lipídios, Proteínas.
-Açúcares: Todas as membranas são constituídas por uma pequena fração de açúcares, e esses são ligados aos lipídios e às proteínas.
-Lipídios: São as principais moléculas presentes na membrana plasmática, e ajudam no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo.
-Proteínas: Atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula. Características: A membrana plasmática tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas. Para o funcionamento normal e regular das células deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento de entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lipídios e proteínas, que controlam o que entra e sai de célula. Essa membrana contém proteínas receptoras de moléculas específicas, que servem para regular o comportamento da célula. Transporte através das membranas: O processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática é conhecido como transporte passivo e transporte ativo.
-Transporte passivo (difusão e osmose) - quando se utiliza apenas a energia cinética das moléculas.
-Transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose) - quando se utiliza a energia pelo sistema. A energia armazenada nas ligações entre os fosfatos.
Diabetes O diabetes é um problema metabólico causado pela ausência ou deficiência na produção de insulina, que é um