Paralaxe estelar
Em 1838, o astrônomo alemão Friedrich W. Bessel observou e mediu o movimento aparente de uma estrela, a estrela Cygni 61, em relação às estrelas vizinhas e mais distantes, obtendo assim um valor da distância dessa estrela em relação à nós. O método empregado consiste numa simples aplicação de Trigonometria. Figura: A Paralaxe Estelar
Nós podemos observar a posição de uma estrela com relação as suas vizinhas de um determinado conjunto de estrelas. Ao observá-la em intervalos de seis meses, ou seja, quando a Terra estiver na direção oposta a anterior, com respeito ao Sol no espaço, nós podemos vê-la na direção de um outro agrupamento. Nós temos assim um deslocamento aparente da estrela, que ocorre com objetos próximos observados com respeito a objetos distantes, de posições diferentes.
Tal método é também utilizado por engenheiros e agrimensores no cálculo de distâncias em terrenos, etc. Um modo relativamente simples de perceber a paralaxe consiste em observar um objeto próximo a você com respeito a posição aparente dele entre objetos mais distantes, ora com um olho aberto somente, e ora com o outro.
A paralaxe de uma estrela, é a metade do ângulo definido entre a primeira observação e a segunda seis meses depois, quando ocorre um deslocamento aparente máximo da estrela.
Figura: O ângulo de paralaxe das Estrelas
Podemos ver pela figura acima que uma estrela mais distante do Sol terá uma paralaxe menor