Parafrase
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS
DEMOCRACIA: O REGIME DA DISCUSSÃO INFINITA?
Texto apresentado para o Curso de Ciências Sociais – Período 5, Módulo Globalização, democracia e produções simbólicas.
Docente: Profª Suze Piza
Pólo Petrópolis
Março/2013
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de parafrasear o texto “Teorias da Democracia: Contribuições de Sartori, Dahl e Schumpeter”, de Pedro Gustavo de Sousa Silva procurando viabilizar nossa compreensão sobre este estudo de forma intertextual, estabelecendo um diálogo entre o texto original e as referências fornecidas pelo Curso de Ciências Sociais da Universidade Metodista de São Paulo, mantendo, porém, a idéia primária contida no texto-fonte, sem a ela acrescentar juízo de valor.
Em função dessa exigência optamos por desconstruir e reconstruir o texto parágrafo a parágrafo, para que não corrêssemos o risco de introduzir, mesmo que inadvertidamente, qualquer interpretação própria. Para que ficássemos o mais próximo do entendimento do autor mantivemos o texto estruturado da mesma forma que o original, apenas corrigindo o que fugia das especificações da UMESP no que tange a trabalhos acadêmicos. Seguindo esta linha, apresentamos nossas observações como rodapé.
DESENVOLVIMENTO
Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar, com base nas contribuições teóricas de três autores importantes, um pouco do debate sobre democracia ocorrido no século XX, entre Giovanni Sartori (A teoria da democracia revisitada – o debate contemporâneo), Robert Dahl (Poliarquia: Participação e Oposição) e Joseph Schumpeter (Capitalismo, Socialismo e Democracia).
Palavras-chave: Democracia, Poliarquia, Governo, Comitê.
Abstract: This paper aims to present, based on the theoretical contributions of three authors important part of the debate on democracy occurred in the twentieth century, between