Saude mental
1. Considerações iniciais
2. Objetivos
3. Resultados
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas
A distância entre as pessoas: proxêmica
1.Considerações iniciais
A proxemica é o conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural especifica, ou seja, como os indivíduos usam e interpretam o espaço dentro do processo de comunicação. os homens utilizam seu sentidos para determinar seus espaços e as distancias entre eu e o outro;portanto,existe uma relação entre o uso dos sentidos e as interações interpessoais.
É a tradução dos modos pelos quais nos colocamos e movemos uns em relação aos outros,como gerimos e ocupamos o espaço envolvente,considerada a presença do outro.
O significado da posição e da distancia mantida entre os membros de um grupo dentro de uma organização social e na comunidade é demonstrado por expressões como manter-se a distancia, guardar distancia,ocupar uma posição importante. A distancia mantida entre as pessoas depende de normas culturais, circunstancias, obstáculos espaciais , relações entre os interlocutores e seu grau de afinidade e sociabilidade.
2. Objetivos
O objetivo é entender as relações interpessoais entre as pessoas, enteder a distancia entre elas e o que isso vai fazer de mudança na vida de cada pessoa(principalmente dos pacientes).
3. Resultados
Segundo Edward Hall, a proxemica descreve alguns fatores imporatnates nas relações de interação entre as pessoas.
Ele destaca os oito principais fatores:O de postura e sexo incluindo os participantes da interação e a posição básica mantida como de pé,deitado ou sentado.o sociófugo e sociópeto que inclui o eixo dos ombros em relação ao outro,onde pode implicar no encorajamento pelo sociopeto e desencorajamento pelo sociofugo.Os fatores sinestésicos é referente à proximidade do individuo em termos de toque.o comportamento de contato compreende o agarrar,acariciar,segurar entre outros.código