PARADIGMAS
Somos influenciados por grandes paradigmas explicativos que afetam nossa forma de pensar e agir na relação com a realidade. Um Paradigma reúne de forma coerente um conjunto de pressupostos teóricos que utilizamos para explicar como as coisas funcionam ou devem funcionar.
Nesse trabalho será abordado o tema paradigma e dentro desse tema será enfatizado a noção de paradigma, o paradigma mecanicista e o paradigma sistêmico segundo os textos de Boaventura e Fritjoj Capra e o filme “O Ponto de Mutação” (1990).
2 Noção de Paradigma
Thomas Kuhn, falecido em 1996, grande físico e filosofo, foi um grande marco na revolução cientifica.
Para Kuhn, a pré-ciência é um conjunto grande de teorias tentando explicar tais fenômenos de um objeto, neste período não existe um sistema teórico hegemônico. Num determinado momento, a combinação de duas ou mais teorias, conquistam este espaço, e acaba se tornando dominante.
Logo após a pré-ciência, chegamos a ciência normal, na qual é definida na vigência de uma concepção teórica, neste momento, já não há discussões entre os cientistas, como havia na pré-ciência.
A ciência normal evolui de forma continua, portanto, a comunidade cientifica, acaba enxergando o mundo da mesma forma.
Após algum tempo, notam-se que há algumas dificuldades na forma em que se ''enxerga o mundo'', assim fazendo, com que Kuhn o chame de paradigma. Sendo assim, um modelo no qual, uma comunidade de cientistas irá segui-lo, caso ocorra anomalias neste modelo, coloca-se em dúvida a validade deste paradigma.
Para Kuhn, a ciência evolui por meio de paradigmas, são portanto o pressuposto da ciência. Segundo ele. “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (Kuhn, 1991, p.13)
Algum tempo depois, o campo da ciência começa a apresentar alguns problemas, onde podemos chamar de