Logística FGV
É a distribuição física, movimentação de cargas, planejamento de operações físicas internacionais, logística dos transportes internacionais, o motor econômico.
Em toda empresa exportadora ou importadora, independente do seu ramo, existem 4 grandes fluxos que correspondem a outras tantas magnitudes: pessoas, dinheiro, materiais e informações.
Uma empresa deve considerar o total dos custos logísticos como ponto de referência para se entender se uma operação internacional é viável ou não, o transporte, de forma geral, pode ser definido como o movimento de pessoas e mercadorias de acordo com as necessidades da sociedade.
Sendo assim no inicio dos estudos deve analisar 3 importantes componentes: Viabilidade: a possibilidade dos serviços adequados à mercadoria e necessidade do cliente; Operacionalidade e Custos.
TRÊS ASPECTOS INSUBSTITUÍVEIS – Pessoas, Mercadorias e Meio Ambiente.
E os níveis que devem ser considerados:
O Transporte em nível macroeconômico: planejamento e construção de rodovias, linhas férreas, aeroportos, portos.
O transporte em nível microeconômico: é o que utiliza as empresas em geral no setor privado.
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Há 3 níveis de planejamento - ;
Estratégico – em longo prazo
Tático – Até 1 ano
Operacional – Decisões diárias e imediatas
GLOBAL SOURCING
Mudança no comportamento comercial do país; processos dinâmicos nas compras internacionais; inserção de empresas no mercado global.
Antes as empresas cultivavam apenas seus próprios mercados sem concorrência externa, com a globalização as empresas buscam operações em novos mercados.
Resultados: Quebra de paradigmas.
Global Sourcing: Ocorre quando há compras internacionais, de bens e Commodities é comum em empresas de manufatura, pecuária e agricultura (estratégia/vantagens econômicas). O mesmo determina que os países emergentes implemente reformas, capacite e forme profissionais pra que possam desenvolver experiências.
Compreender e globalizar: Cultura / Leis /