Paradigmas
METODOLOGIA DE ANALISE DE SISTEMAS
Analise estruturada e essencial.
Como vimos, as metodologias de analise são responsáveis pela modelagem e implementação de sistemas. A análise estruturada e a analise essencial compartilham o mesmo conjunto de documentos, enquanto que a analise orientada á objeto possui uma série de documentos próprios. A análise estruturada documenta a versão atual do sistema e aversão proposta, produzindo um volume maior de descrições e diagramas. A análise essencial foca no sistema proposto, reduzindo a metade o volume da documentação.
A documentação das analises estruturada essencial inclui:
*Modelo ambiental: Descreve as relações do sistema com o ambiente no qual o mesmo está inserido.
- Definição de objetivos: documento textual que, na analise estruturada, descreve os objetivos do sistema atual (normalmente não informatizado); E, na segunda parte da documentação da analise estruturada assim como na essencial, descreve os objetivos pelo sistema proposto. - Lista de eventos: O conceito das analise estruturadas e essencial é que um sistema dá respostas a eventos esternos. A lista de eventos define quais os eventos do ambiente para os quais o sistema produzirá. Primeiro elemento gráfico da categoria representa o sistema e os eventos que com os quais ele interage e a entidades externas que originam tais eventos.
*Modelo comportamental: Presente na analise estruturada como na essencial, é composto por uma série de documentos textuais e gráficos que descrevem como o sistema responde aos eventos externos. Trata-se do funcionamento do sistema e inclui:
- Diagrama de fluxo de dados (DFD): representa todos os processos do sistema, os dados que o sistema trata e os fluxos destes dados entre entidades externas, processos e depósitos de dados.
Os depósitos de dados representa a necessidade de armazenamento de informação e é a referencia inicial para o banco de dados do sistema.
Os processos