Paradigmas de programação: perspectivas do mundo para a elaboração de softwares
Hoje, os desenvolvedores e analistas possuem ferramentas de desenvolvimento que os auxiliem no projeto e codificação de software, possuem diversas linguagens para diversas plataformas que visam um ou mais paradigmas de desenvolvimento. Mas o que realmente torna estes especialistas tão necessários no mundo atual é sua capacidade abstrair o problema para que possam solucionar o problema totalmente, assim, quanto maior o grau de abstração do desenvolvedor e do analista, o sistema final torna-se algo muito bem distribuído e eficaz com um desempenho sem igual. E estes especialistas precisam “enxergar” o problema de alguma perspectiva, isto depende da linguagem que o desenvolvedor utiliza para desenvolver softwares. Neste artigo eu irei citar os paradigmas de desenvolvimento principais para que você leitor, possa entender as diferenças de cada um.
Inicialmente, o que significa a palavra “paradigma”? Paradigma trata-se de um padrão que deve ser seguido, um modelo que possui uma estrutura própria.
Paradigma funcional:
Neste paradigma, o problema é abstraído, isto é, o problema geral é dividido em partes menores, sendo estas mesmas serem partes divididas novamente até que a complexidade que existia em um problema como um todo, torna menos problemático e mais viável para se desenvolver. Assim, cada parte do problema que foi divido é solucionada, até que todas sejam solucionadas. Em seguida, todas as partes solucionadas são integradas, tornando-se um sistema completo.
Este paradigma tem sua aplicação