Empreendedorismo na Construção Civil
Ninguém nasce com todas as habilidades de um empreendedor, ou seja, muitas características pessoais positivas são adquiridas ou lapidadas com o passar do tempo, seja pela vivência, por estudo ou observação daquilo que acontece no mundo à volta. No entanto, é importante ter um mínimo de conhecimentos gerenciais e técnicos para levar à frente um empreendimento. Portanto é cada vez mais necessário na formação do Engenheiro Civil a realização de um curso de extensão ou especialização em Empreendedorismo, feito paralelamente ou posterior ao de Engenharia Civil.
O engenheiro civil muitas vezes é contratado para trabalhar em uma pequena construtora ou monta sua própria e passa a lidar com situações para as quais não está preparado. Afinal, as matérias de formação geral: Humanas e Ciências Sociais, Economia, Administração e Ciências do Ambiente, são insuficientes para abranger todo o conhecimento necessário para o engenheiro administrar um negócio. Percebe-se que a habilidade adquirida na universidade para administrar um empreendimento é adquirida principalmente devido ao fato de que o estudo da engenharia estimula a parte do cérebro responsável pelo raciocínio. 2. INOVAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
2.1. Definição
BIM - Building Information Modeling (Modelo de Informação da Construção quanto Modelagem de Informação da Construção) é um software de base de dados em formato digital, de todos os aspectos a considerar na edificação de um projeto podendo permitir a criação de um modelo visual 3D e facilitando a visualização do resultado final do projeto em estudo.
Vem substituir a representação tradicional 2D implementando visualizações de perspectivas em 3D, e informações detalhadas. Por exemplo, num projeto pode-se querer indicar a utilização de um material, custo, resistência e outros. Algo que não é possíveis nos modelos CAD tradicionais.
O BIM veio abrir o caminho para uma comunicação mais fácil, completa entre os