Estudante
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Sociais Aplicadas
DISCIPLINA
Empreendedorismo e Cooperativismo
CÓDIGO
GINS1008
CRÉDITOS
4(4/0)
TOTAL DE AULAS NO SEMESTRE
80
Página 1 de 3
EMENTA
Construção dos conceitos de empreendedorismo privado, empreendedorismo social e cooperativismo como forma de articulação entre Estado, mercado e sociedade e como alternativas estratégicas à sociedade; natureza e desafios do empreendedorismo privado e social e do cooperativismo; o capital social e sua articulação com as práticas comunitárias; as sociedades sustentáveis e o empreendedorismo cívico como agente de transformação social; a elaboração de projetos de empreendedorismo.
OBJETIVO GERAL
Analisar a nova realidade do empreendedorismo e do cooperativismo, de forma a realizar de forma autônoma ações que visem à transformação de realidades sociais e econômicas com base numa visão de mundo e posturas empreendedoras, participativas e cooperativas com o sentido de promover a sustentabilidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Identificar as formas de articulação entre Estado, mercado e sociedade de modo a perceber nossa tradição estadocêntrica. - Questionar essa tradição estadocêntrica, comparando-a com formas alternativas e inovadoras de relação
Estado, mercado e sociedade.
- Construir com os discentes conceitos de uso prático para pensar novas formas de ação coletiva e / ou individual com base nas concepções de capital social, capital humano, incentivos seletivos e cultura política que atendam às novas demandas sociais.
- Identificar experiências nacionais e internacionais inovadoras de articulação de grupos organizados ou entre grupos estatais e não estatais para enfrentar problemas de ordem social.
- Fomentar o conhecimento com iniciativas que visem a superar obstáculos por intermédio de projetos que envolvam economia solidária e experiências autogestionárias em empreendimentos públicos e privados.
BIBLIOGRAFIA