estudos
1.MONITORANDO A APRENDIZAGEM
1-)Explique com suas palavras o “dilema tocquevilleano” mencionado neste capítulo.
O dilema tocquevilleano se constitui da contraposição entre um diagnóstico “científico” da sociedade moderna - diagnóstico que retrata as disposições que tendem a inviabilizar a liberdade política nas condições sociais igualitárias - e uma necessidade “ético-política” de afirmar a exequibilidade dessa mesma liberdade no contexto de destruição das bases da cidadania que decorre do desenvolvimento daquelas mesmas disposições. Essa tensão irresolúvel entre ciência e política, entre determinação e vontade, entre natureza e arte.
2-) Alexis de Tocqueville não foi um revolucionário como Karl Marx. Tampouco tomou como ponto de partida para seus estudos a “luta de classes” ou o sistema capitalista.
Embora tenham lançado olhares diferentes sobre a sociedade , esses dois observadores do mundo social concordavam em alguns aspectos. Este capítulo abordou uma dessas convergências entre os dois. Destaque-a e explique-a com suas palavras.
Para os dois, tanto o pensador liberal como para o marxista, concordavam que o futuro seria um império dos nossos e o funcionamento da democracia.
3-)Neste capítulo, você tomou contato com alguns aspectos da democracias francesa e norte-americana que chamaram a atenção de Alexis de Tocqueville. Ele viu a democracia ser instaurada nesses dois contextos sociais com resultados diferentes. Como ele explicou esse fato?
Que a combinação das ideias democráticas com os costumes, as tradições e a cultura dos povos produz regimes democráticos singulares.
4-)Tocqueville ficou muito impressionado com o desenvolvimento da democracia na América, mas advertiu que tanto lá como na França poderiam surgir situações em que as pessoas preferissem abrir mão da liberdade em favor de algum outro princípio. Você identifica situações desse tipo na democracia brasileira?
Sim, porque hoje em dia é melhor ter segurança