Empreendedorismo na construção civil
RESUMO
Empreendedor é o termo usado para designar as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento, ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, entre outras. O empreendedorismo associado à liderança exercida pelo executivo principal são fontes de vantagem competitiva para a pequena empresa. Considerando-se que a inovação é a principal ferramenta do empreendedor.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Estratégia; Construção Civil.
1 INTRODUÇÃO
O Brasil esta entre os dez países mais empreendedores do mundo segundo uma pesquisa internacional realizada em 35 países cujo objetivo é avaliar o empreendedorismo no mundo a partir de indicadores comparáveis. Em 2005, o Brasil registrou uma taxa de 11,3% de empreendedores iniciais, isto é, empreendimentos com até três anos e meio de vida, situando-se na sétima colocação entre os países participantes. Apesar de o Brasil apresentar um alto percentual de atividades empreendedora ( percentual da força de trabalho adulta que está envolvida na criação de novos negócios- inovadores ou não), predomina no país o empreendedorismo por necessidade, caracterizado por atividades empresariais cujos empreendedores são motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda, isto é, pela falta de oportunidade de empregos formais.
Entre 2000 e 2004, foram criados 924 mil novos estabelecimentos no país, sendo 99% ( 910 mil) de micro e pequeno porte, no entanto segundo pesquisa do Sebrae, as taxas de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras são relativamente altas: 49,9% para as empresas com até 2 anos de existência; 55,64% para as empresas com até 3 anos de existência; 59,9% para as empresas com até 4 anos de existência. Portanto, o estudo das fontes de vantagem competitiva para a pequena empresa é fundamental para