Paradigmas da programação
INTRODUÇÃO 4
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO 5
PARADIGMA IMPERATIVO 5
ASSEMBLY 5 FORTRAN 6
FORTRAN I 7
FORTRAN II 7 FORTRAN IV, FORTRAN 77 E FORTRAN 90 8
ANALISE GERAL DO FORTRAN 9
ALGOL 58 9
ALGOL 60 10
ALGOL 68 10
PROJETO COBOL 11
COBOL 11
BASIC 12
PASCAL 13
LINGUAGEM C 13
ADA 14
ADA 95 14
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) 15
CLASSES 16
MENSAGENS 17
PARADIGMA FUNCIONAL 18
LISP 18
SCHEME 19
COMMON LISP 19
ML 20
PROGRAMAÇÃO ORIENTADO A ASPECTO (POA) 20
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
1- INTRODUÇÃO
O estudo sobre os paradigmas de programação, nos leva a conhecer muitas linguagens de programação, tanto sua história como sua forma de ser programada, então a programação sai somente do aspecto prático e incorpora agora também a base teórica para que seja entendida tanto o primórdio como sua utilidade final.
Ao longo do tempo a programação evoluiu significativamente e junto com vários paradigmas apareceram nesse meio tempo também, todos com o objetivo de melhor a forma de como é feito o programa ou a forma de como seria resolvido alguma questão na área da informática.
O paradigma orientado a objeto é uma boa forma de demonstração onde, sai o foco do paradigma procedimental, aquele código corrido deixa espaço agora para o um código mais limpo onde o objeto é responsável pela ação, o que facilita muito na aparência do código e da programação em si.
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os conceitos e o funcionamento dos paradigmas e as linguagens de programação que estão relacionados a este tema, pois um complementará o outro.
2- PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
São métodos, ou conceitos amplamente aproveitados pelos programadores, no que diz respeito a como programar. Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão.
3- PARADIGMA IMPERATIVO
O Paradigma Imperativo é baseado na arquitetura de Von Neumann. É o primeiro paradigma a existir e até hoje é o dominante. Esse