Paradigma de Programacao
Paradigma Funcional
Nome: Código: Eusébio Jose Maposse 11004324
Docente: Guimino Neves
Universidade São Tomás De Moçambique
Escola de Tecnologias e Sistemas de Informação
Curso de Tecnologia e Sistema de Informação
Maputo, Outubro de 2013
Introducão
Um paradigma é o que determina o ponto de vista da realidade e como se atua sobre ela, os quais são classificados quanto ao seu conceito de base, podendo ser: Imperativo, funcional, lógico, orientado a objetos e estruturado. Cada qual determina uma forma particular de abordar os problemas e de formular respectivas soluções. Além disso, uma linguagem de programação pode combinar dois ou mais paradigmas para potencializar as análises e soluções. Deste modo, cabe ao programador escolher o paradigma mais adequado para analisar e resolver cada problema.
Este trabalho aborda de forma clara e resumida o paradigma funcional este que e o paradigma que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas. Este método enfatiza a aplicação de funções, as quais são tratadas como valores de primeira importância, ou seja, funções podem ser parâmetros ou valores de entrada para outras funções e podem ser os valores de retorno ou saída de uma função.
Paradigmas de programacão
Origen:
O termo paradigma foi introduzido por Kuhn em 1962, designando o conjunto de crenças e preconceitos que permearia a atividade dos membros de um corpo científico em um certa época.
Em programação, os paradigmas começaram a ser introduzidos e chamados como tais a partir de 1975. Nessa época já era evidente a existência de um paradigma básico de programação, o imperativo , que era representado por linguagens como Fortran, Algol e Pascal. Em contraposicão, LISP e linguagens derivadas davam suporte a um outro paradigma, o funcional, cujos programas