Trabalho Perícia
De forma geral, o laudo pericial tem como principal objetivo apresentar elementos de prova que possibilitem os julgados à tomar a justa decisão.
Características do Laudo Pericial:
Deve ser elaborado por contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade;
Deve constar a identificação do processo e das partes;
As informações devem ser registradas de forma clara e objetiva, sequencial e lógica;
Deve ser apresentada a metodologia e os critérios adotados, os resultados devidamente fundamentados e suas conclusões.
Atualmente, a doutrina contábil brasileira tem dado diversas classificações para a perícia. Alguns autores classificam em: Perícia Judicial, Extrajudicial e Arbitral.
Outros consideram ainda a semijudicial e a administrativa.
Perícia Judicial: É realizada a comando em juízo, estando sujeita às normas do Código do Processo Civil, sendo seu principal objetivo mostrar os fatos para a convicção do julgador.
Tal perícia pode ocorrer em duas fases: Instrução ou na fase de Execução. A primeira fase, também chamada de conhecimento do processo, serve para convicção do juiz para a tomada de decisão. A segunda fase, objetiva a liquidação da sentença. Na fase de execução, a perícia se fundamenta na Lei 8.898/94.
Perícia Extrajudicial: Nesta modalidade de perícia, a decisão não é determinada em juízo, por isso não está subordinada aos preceitos do CPC.
A perícia extrajudicial também é conhecida por perícia administrativa, que é feita a comando de uma ou mais partes interessadas e visa produzir informações, que concernem à verdade, para tomada de decisão das partes interessadas.
Um exemplo que pode ser dado para melhor entendimento da perícia extrajudicial, é quando uma empresa faz a contratação de um perito para calcular os valores de mercado, para assim