mestrado em economia
Mais uma vez facilitamos o entendimento do economês ao cidadão interessado em acompanhar a realidade da economia-politica do pais, fugindo do formalismo.
A ciência econômica nos mostra a extrema importância da leitura dos cenários econômicos para tomada de decisões, tanto na micro quanto na macroeconomia. Muitas pessoas ou profissionais buscam constantemente adivinhar o futuro como uma “bola de cristal” ou através de cartomantes, sempre com o intuito de anteciparem-se as mudanças ou as oportunidades. O mega investidor Warren Buffett ganhou
300 milhões de dólares especulando no cambio brasileiro a partir do plano real, porque sua experiência indicava que o Brasil não suportaria aquele cambio de 1 dólar igual a 1 real. Em 1999 com a maxidesvalorização do cambio brasileiro muitos ganharam, alguns ilegalmente por informações privilegiadas, como o banqueiro Salvatore Cacciola preso anos depois.
A pouco tempo o Brasil era o destino principal dos investidores mundiais na alocação de recursos, o que fazia a moeda brasileira se valorizar demasiadamente prejudicando as exportações. Em função disso o governo taxou com IOF a entrada de capitais no pais. Agora com a fuga em massa dos capitais acontece o contrario, o dólar valoriza-se e o governo retira o IOF tentando amenizar o efeito. Os capitais não tem pátria, procuram o maior lucro, ou o menor risco, mas o seu movimento influencia o cambio e o comercio internacional. A Teoria das expectativas ainda é uma das mais importante e real em nossas vidas. Ela está presente da seguinte forma: Quando o cidadão está otimista ele investe ou gasta mais. Quando está pessimista com o cenário econômico ou político ele segura o investimento, esperando o que vai acontecer.
Assim, quando uma agência de classificação de risco diz que vai rebaixar o grau do pais é um sinal pessimista que influencia os investimentos. Ou as atuais passeatas no Brasil que demonstram uma instabilidade política, também gera