DISLIPIDÊMICOS
Oroxadin ® ciprofibrato 100mg – Uso oral.
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Os fibratos ativam um grupo de receptores nucleares conhecidos como PPARα (“peroxisome proliferator activated receptors”). Esta ativação resulta em aumento da síntese de HDL-c, acelera o clearance do LDL-c, e acelera o catabolismo do triglicerídeo rico em lipoproteína e VLDL e diminui a produção de triglicerídeos.
Modulam a expressão genética, inibindo a transcrição do inibidor da lipase lipoprotéica, favorecendo com esta inibição a diminuição dos triglicerídeos. Incrementam a hidrólise pelo aumento nas taxas de atividade da lipoproteína lipase, que aumenta a oxidação dos ácidos graxos livres nas fibras musculares e remove o excesso de lipídeos do sistema sangüíneo através dos músculos.
O tratamento com fibratos resulta na formação de LDL com alta afinidade para o LDL receptor que são então, catabolizados rapidamente. A redução de lipídios neutros (éster de colesterol e triglicérides) trocados entre o VLDL e o HDL pode resultar na diminuição dos níveis de triglicerídeos.
Indicações
Oroxadin é indicado para o tratamento da hiperlipidemia primária resistente a medidas dietéticas apropriadas, incluindo hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e hiperlipidemia mista (tipos IIa, IIb, III e IV da classificação de Frederickson).
Existem raros relatos de superdosagem com ciprofibrato, mas sem ocorrência de reações adversas específicas. O ciprofibrato não possui antídoto específico. O tratamento de superdosagem deve ser sintomático. Lavagem gástrica e medidas apropriadas de suporte podem ser instituídas,