Política Social no Brasil: Construção dos Direitos e Políticas Sociais no Brasil a partir do Século XX.
1) INTRODUÇÃO 4 REFERÊNCIAS 11
1) INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo entendermos e compreendermos os aspectos históricos da construção dos direitos e Políticas Sociais no Brasil começando a partir do Século XX, fazendo-nos refletir quanto aos processos determinantes que incidem na atual conjuntura das Políticas Sociais no Brasil.
Para compreendermos melhor vamos começar a resgatar a história precisamente no século XIX com a Revolução Industrial, que é um divisor de águas e aonde podemos identificar o sistema político – econômico: o capitalismo e suas mazelas. No inicio do século XX surgem às primeiras questões sociais, a população brasileira predominante era rural, pois saíram do campo devido á revolução industrial, com isso ouve inchaço urbano. Esta população era majoritariamente pobre, analfabeta e sem qualquer assistência do Estado. Neste contexto podemos analisar que a população se deparou com graves problemas urbanos, como a falta de saneamento básico, água potável e esgoto; lixos acumulavam nas ruas, cortiços com péssimas condições de segurança, conforto e higiene.
Analisando os fatos podemos ver que era inevitável a propagação de graves enfermidades, como tuberculose, sarampo, tifo e hanseníase. Proliferaram grandes surtos de varíola, febre amarela e peste bubônica.
Devido ao senário de crises e transformações do capitalismo surgem as Políticas Sociais construída em meias mobilizações das classes operárias. As Políticas Sociais foram tidas como estratégias de intervenção do governo nas relações sociais originadas no modo de produção, ou seja, foi relacionada como um processo de mediação entre o capitalismo x proletariado.
Na década de 1930 o Brasil apresentava uma economia de agro exportação, assim o mercado era o responsável de atender as necessidades individuais e a