POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX.
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
3 CONCLUSÃO 9
4 O REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 10
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta algumas reflexões sobre os fatores políticos, econômicos e sociais, e a análise das políticas sociais na articulação dos caminhos percorridos na intenção da organização e gestão no desenvolvimento do capitalismo e das lutas profissionais e sociais.
As políticas sociais no Brasil, estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo país em nível econômico, político e social, bem como a garantia do aumento da riqueza e na manutenção da força do trabalho.
INTRODUÇÃO
No inicio do século XX inexistia uma legislação trabalhista. Tal inexistência torna ainda mais clara as desigualdades oriundas da exploração que visava a atender a massa capitalista de se obter mais lucro e se reduzir as despesas, contando também com uma carga horária excessiva.
Torna visível ainda, o agravamento das problemáticas sociais, advindas da exploração da mão de obra infantil, longas jornadas de trabalho sem remuneração e em péssimas condições de vida e higiene.
DESENVOLVIMENTO
A década de 20, portanto, passou por transformações de caráter político, econômico, religioso e social na sua relação com os padrões culturais brasileiros em transição onde a influência dos meio de comunicação se populariza sob novas formas e a imprensa rompe os limites do espaço público e privado gerando novas formas de mentalidade.
Representa a fase de transição de uma economia de exportação de produtos primários para uma economia mais sensível ao processo de industrialização, pois foi no entanto, a crise de 1929 o fator desencadeador para mudanças na atividade econômica, que precisava se deslocar para o