parada cardio respiratoria
Define-se como parada cardiorrespiratória (PCR) a interrupção súbita e brusca da circulação sistêmica e ou da respiraçãoA constatação imediata de uma vitima de PCR assim como o reconhecimento da gravidade da situação é de fundamental importância pois nos permite iniciar prontamente as manobras de reanimação ,antes mesmo da chegada de outras pessoas e de equipamentos adequados ,evita-se dessa forma uma maior deteorizaçao do SNC e de outros órgão nobres.
Situações que podem evoluir para PCR
Cardiopatias
Hipertensão arterial
Antecedentes familiares de morte súbita
Anóxia
Afogamento
Pneumotórax hiprtensivo
Choque
Reação anafilática ,entre outros
Sinais e sintomas que precedem a parada cardiorespiratória
Dor torácica
Sudorese
Palpitações precordiais
Tontura
Escurecimento visual
Perda da consciência
Alterações neurológicas
Sinais de baixo debito cardíaco.
Sinais clínicos
Inconsciência
Ausência de movimentos respiratórios
Ausência de pulsos em grande artérias (femoral e carotídea) ou ausência de sinais de circulação.
Reconhecimento de um paciente em PCR.
Verificação da respiração,se esta respirando ou não.verificar a responsividade que consiste em determinar o estado de inconsciência através de chamado em voz alta e sacudir suavemente a vítima. O passo seguinte consiste em ativar o sistema de emergência solicitando ajuda o mais breve possível de uma unidade avançada de ressuscitaçao, bem como a presença de um desfibrilador externo automático (DEA).
Verificação do pulso, profissionais da área da saúde, treinados devem verificar sinais de circulação por meio Da palpação de pulso central: em adultos, considere o pulso carotídeo e,em crianças lactentes o braquial.Essa verificação de pulso não deve ultrapassar 10 segundos e não pode ser inferior a 5 segundos.
Não sendo verificada presença de pulso, iniciar as compressões torácicas imediatamente.
Em bebe ou criança