Pro funcionário- Reposição de aulas
Multimeios didáticos “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tão pouco, a sociedade muda”. Paulo Freire.
Em todo esse ano de curso, vejo que foi um pouco produtivo, pois ouve várias aulas, apostilas, estágios, conversas, leitura.... Mas vejo que foi importante pois a cada aula que vai se passando, vamos absorvendo coisas boas do curso, vejo também que em cada apostila que recebemos fala sobre educação, como na 1ª apostila, que fala sobre funcionários e escolas, que explica sobre a estrutura e, operação da educação básica no Brasil em redes federais, estaduais e municipais. Também compreendemos sobre as revoluções industrial e francesa, analisando suas contribuições para transforar a sociedade em grupo mais complexo. Na 2ª Educadores e educanos, nos ofereceu subsídios para participar e qualificar melhor para o desempenho de tarefas educativas no nosso local de trabalho, discutimos também sobre o significado do nosso fazer profissional dentro da escola como cidadão, técnico e educador. E também duas formas de analisar a sociedade construída, como a revolução francesa e industrial. E também a escola precisa se transformar em um uma grande central de ideias, onde o educanos, apropriado do conhecimento, possa construir a sua emancipação político-econômica para poder modificar a sociedade.
Na 3ª, Homem, pensamento e cultura fala sobre Ética, moral e política. Vimos como a visão conservadora da sociedade expressou em diversas maneiras de interpretar a relação entre a educação e sociedade. No 4º modulo: relações Inter pessoais explica sobre o desenvolvimento e aprendizagem que estão relacionados, e a relação desses dois processos é explicada de forma diferente pelas teorias psicológicas. Explica também sobre as visões transformadoras que buscam superar a sociedade capitalista e suas manifestação na educação.
No 5º Educação, sociedade e trabalho explica sobre as mudanças e transformações que acontecem nas últimas