paracetamol
Paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco com propriedades analgésicas.
O paracetamol foi sintetizado por Harmon Northrop morse através da redução do p-nitrofenol com o estanho em ácido acético glacial. Isto aconteceu no ano de 1873. Mas este fármaco foi comercializado pela primeira vez em 1955, depois de muitos estudos chegaram na época os pesquisadores, que os efeitos tóxicos não eram tão agressivos como os outros analgésicos que existia na época.
Foi comercializado pelos laboratórios McNeil, pelas ordens do farmacêutico Robert McNeil, como um aliviador de dores e febre para crianças, seu nome registrado foi de Tylenol.
História do paracetamol
Foi descoberto em 1873 por Harmon Northrop Morse que sintetizou a partir da redução do p-nitrofenol com o estanho em acido acético glacial. Mas foi ser comercializado só em 1955 pelos laboratórios McNeil, sob o nome registrado de Tylenol.
Em 1956 o comprimido na apresentação de 500mg de paracetamol foi também comercializado no Reino Unido com o nome comercial de Panadol, produzido por Frederick Stearns.
No inicio, o Panadol, indicado para dores e febres, sem causar irritações gástricas como ácido acetilsalicinico, só podia ser dispensado aos doentes mediante a apresentação de receita médica. Em 1958 surgiu uma nova apresentação comercializada (xarope) “Elixir Panadol” destinado ás crianças.
Em 1963 o paracetamol foi adicionada a farmacopeia britânica e desde então o seu uso vulgarizou-se como um analgésico com poucos efeitos secundários e com poucas interações medicamentosas. A patente do paracetamol expirou nos Estados Unidos da America e desde então diversos genéricos ficaram disponíveis no mercador
Paracetamol substância orgânica presente em medicamentos para combater a febre e no tratamento de infecções. As primeiras