Para Tdos
Campus Formosa
Densidade de amostras
Sólidas e Líquidas
Formosa-GO
07/2013
1. Resumo
Efetuou – se o referido experimento para determinar a densidade de amostras sólidas e liquidas que necessita de dois fatores: massa e volume.
Assim com o experimento que realizamos podemos identificar uma substância de acordo com a sua densidade.
Obtivemos densidades próximas a Tabela 1, a densidade do ferro obtida no experimento foi de 7,95 para 1 corpo de prova, 7,96 para 2 corpos de prova e 7,28 para 3 corpos de prova; do alumínio foi de 2,44 para 1 corpo de prova, 2,40 para 2 corpos de prova e 2,44 para 3 corpo de prova. As devidas densidades obtidas mostra valores próximos e que o erro técnico pode influenciar no resultado bem como outros fatores.
2. Objetivo
Calcular a densidade de substâncias sólidas e líquidas.
3. Introdução
Com o ensino, aprende-se que matéria é tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa. Porém, cada substância tem sua própria relação espaçomassa, e a essa relação e a densidade, que tem a seguinte fórmula:
Densidade =
ou
(Equação 1)
A relação da massa da substância é diretamente proporcional ao volume (espaço) que esta ocupa. Sendo assim, o resultado da divisão dos dois valores será sempre uma constante.
O volume de objetos irregulares que não absorve água, como por exemplo, umas pedras, ferro, podem ser medidas colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular é a técnica de deslocamento de líquido.
A atribuição do valor da densidade é uma importante ferramenta na identificação de substâncias e assim como em outros campos da ciência.
Quando se calcula diferentes quantidades de corpos sólidos, de um mesmo material, é possível determinar a densidade da substancia através de um gráfico de m (massa) em função de v (volume). A Equação (1) corresponde à equação de reta, assim a