Para-rios
Será apresentado á seguir o conceito referente aos para-raios, esse tipo de aparelhagem tem como principal objetivo conduzir as descargas elétricas para placas ou fios que estão aterrados, assim protegendo a vida humana e os aparelhos de um modo geral que tornam a vida das pessoas mais simples e cômoda.
É importante destacar, o conceito de para-raios esta completamente ligado à descoberta do que realmente são os raios e com isto foi possível então projetar algo que pudesse nos proteger dessas descargas elétricas que ocorrem entre as nuvens ou entre as nuvens e o próprio solo.
Os para-raios conseguem protege diversas estruturas, como por exemplo: edificações, equipamentos eletrônicos e muitos outros.
Esses conceitos serão apresentados neste trabalho acadêmico, destacamos ainda os dois principais tipos de para-raios existentes que são: o para-raios de Franklin e o de Melsens, sendo este ultimo um aperfeiçoamento das experiências e invenções de Faraday partindo do conceito de sua principal descoberta a Gaiola de Faraday.
Conceito
Benjamin Franklin (1706-1790) por meio de uma de suas experiências conseguiu comprovar a teoria de que raios são apenas grandes descargas elétricas. Em uma experiência um tanto perigosa, onde o cientista usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel. Este fio estava preso a uma chave, também de metal, manipulada por um fio de seda. Franklin soltou o “brinquedo” junto com o filho e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo.
De acordo com essas teorias e comprovações do cientista descobriu-se ainda, de que maneira os raios “acontecem”. É necessária a existência de cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Essa atração citada anteriormente, nada mais é do que uma diferença de potencial ocorrida no campo elétrico existente nas nuvens. Quando o campo elétrico desta nuvem